domingo, 6 de novembro de 2011

Condutas do karatê

É preciso que todo praticante de karatê saiba como se portar dentro do dojo, (local onde se treino), ou mesmo perante um professor ou colega de treino.

Antes de tudo, o local de treino deve ser respeitado, não devendo jamais usar sapatos dentro dele, mesmo que esteja só praticando ginástica.

O aluno mais novo de graduação não deve chamar o mais antigo para treinar luta (kumitê), no caso de ser convidado para treinar, não deve rejeitar mesmo estando cansado, e no caso de estar ferido, dirigir-se primeiro ao local de luta e depois se explicar que está ferido, mas não dizer que não pode.Neste caso o mais antigo é que deve avaliar a situação, de acordo com sua própria experiência.

Durante o descanso das aulas, procurar ficar em atitude de respeito, evitando cruzar os braços e por as mão na cintura.

Em uma aula ou treino de kata, o aluno mais graduado deve corrigir os menos graduados, e os alunos mais novos devem observar os colegas em treinamento.

A atitude de uma pessoa deve ser de acordo com o que pensa a respeito daquilo que está fazendo, mesmo fora do local de treino; aquele que verdadeiramente segue o karatê, como arte, mantém uma atitude de respeito com todos os praticantes. Uma pessoa que já pratica há muito tempo, sabe perfeitamente a atitude que se deve tomar, mas o iniciante normalmente erra e só com o tempo é que vai adquirindo uma boa conduta de lutador. (prof. Daniel Falcão)

Nenhum comentário: