domingo, 6 de novembro de 2011

O karatê como esporte


O caratê também pode ser praticado como um esporte competitivo, muito embora não possua status de esporte olìmpico como o Judô e o Taekwondo. Isto se deve ao fato de que não há uma organização centralizadora para o caratê, assim como não existem regras uniformes entre os diversos estilos. A competição pode ser tanto de kumite como de kata e os competidores podem participar individualmente ou em grupo.

Na competição de kata pontos são concedidos por cinco juízes, de acordo com a qualidade da performance do atleta de maneira análoga a ginástica olímpica. São critérios para uma boa performance a correta execução dos movimentos e a interpretação pessoal do kata através da variação de velocidade dos movimentos (bunkai). Quando o kata é executado em grupo (usualmente de três atletas) também é importante a sincronização dos movimentos entre os componentes do grupo.

No kumite dois oponentes se enfrentam por cerca de dois a cinco minutos. Pontos são concedidos tanto pela técnica quanto pela localização em que os golpes são desferidos. As técnicas permitidas e os pontos permissíveis de serem atacados variam de estilo para estilo. Além disto o kumite pode ser de semi-contato (como no Shotokan) como de contato direto (como no Kyokushinkai).

Nenhum comentário: